Bruxismo do sono: causas e tratamentos
O bruxismo do sono é caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes e/ou contração da musculatura mastigatória, com a projeção da mandíbula para a frente ou para os lados, o que pode ocorrer com ou sem contato dentário.
É um dos distúrbios do sono mais comuns na população brasileira. Estudos epidemiológicos apontam que a prevalência mais alta na infância, ocorrendo em cerca de 14% e podendo atingir até 40% das crianças, alcançando cerca de 8% dos adultos e 3% das pessoas acima de 65 anos de idade (Fonte: Instituto do Sono).
Conheça os principais sintomas do bruxismo do sono:
- Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos
- Esmalte dental trincado, desgastado, expondo camadas mais profundas do dente, que pode sofrer lesões irreversíveis
- Aumento da sensibilidade dentária
- Dor na face
- Dor na mandíbula
- Dor de ouvido
As causas do bruxismo podem ser inúmeras: como estresse e ansiedade; fatores genéticos e até mesmo outros problemas relacionados do sono podem estar associados, como a apneia obstrutiva do sono e a insônia.
As formas de tratamento também são múltiplas e devem ser avaliadas pelo especialista do Sono de acordo com a individualidade do paciente. Esse tratamento pode ser comportamental, como a adoção de hábitos mais saudáveis de vida e com a higiene do sono; uso dos aparelhos oclusais, como as placas estabilizadoras e os aparelhos intraorais de avanço mandibular; ou em alguns casos o tratamento farmacológico se fará necessário, mas sempre com acompanhamento do especialista em Medicina do Sono.
O tema Bruxismo: Causas e Tratamentos fará parte da grade de palestras da Conferência Multidisciplinar sobre Saúde do Sono da Sleep Well Expo 2024. A palestra será ministrada pela dentista do Sono Vera Fogaça, no dia 11 de outubro de 2024, às 14h30, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A entrada será gratuita e o credenciamento já pode ser feito neste link.